segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cuidado: mais participação da "sociedade civil" na Rio+20

Da Folha (íntegra aqui):

Sociedade civil participa da 'agenda progressista' da Rio+20
RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO
Diplomatas brasileiros e da ONU estão reunidos nesta sexta-feira no Palácio do Itamaraty, com cerca de 40 representantes brasileiros e estrangeiros de diferentes setores da sociedade civil em um encontro preparatório para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que acontece em junho do ano que vem.
Entre os setores representados na mesa de discussões estão ONGs, entidades de defesa do ambiente, sindicatos, empresariado, povos indígenas e membros da academia.
Nas palavras de abertura do encontro, o subsecretário de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, defendeu uma participação maior da sociedade civil na Rio+20 e disse que esse pode ser um grande diferencial em relação à primeira conferência do gênero sediada pelo Brasil, a Rio-92.

Comento
Sempre que se juntam "entidades de defesa do ambiente, sindicatos, povos indígenas" eu fico com a impressão que a população (a que trabalha e paga impostos) vai se dar mal. 
Entidades de defesa do ambiente são aquele bando de ongueiros desocupados que querem suas utopias realizadas não importa o custo aos outros. Ah, e a maioria deles são sustentados por transferências governamentais, ou seja, com o seu dinheiro. Eles querem mais.
Os sindicatos, por sua vez, têm no Brasil uma função estranha. Enquanto no mundo civilizado, sindicatos opinam em questões trabalhistas relacionadas com seus afiliados, aqui no Brasil parece que sindicalista é categoria intelectual. Eles são sustentados com a contribuição sindical, aquele dia roubado de quem trabalha. Eles querem mais.
Povos indígenas são aqueles caras que não são sujeitos às mesmas leis que o resto da sociedade, representam uma parcela ínfima da população (0,43%) e detém 13% do território, transformados em terras sem lei. Eles querem mais.

Sempre que você ver uma notícia sobre esses fóruns e conferências sobre defesa do meio ambiente com "representantes da sociedade civil", lembre-se: você está pagando a conta. E eles sempre querem mais.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário