terça-feira, 13 de setembro de 2011

Livros sobre a questão ambiental não publicados no Brasil

Segue abaixo algumas dicas de leitura. Ainda não li todos (não terminei o Green Hell), mas imagino que os leitores podem se interessar por algum. Há links nos títulos para adquirí-los pela Amazon.

Estou lendo esse no momento, e ele é muito interessante. Além das opiniões do autor, há muitas (muitas mesmo!) referências e sugestões de outras leituras, de forma que mesmo os capítulos curtos do livro podem virar uma semana de leitura caso alguém queira se aprofundar em algum dos tópicos abordados. 

Refuta os argumentos dos profetas do aquecimento global antropogênico apocalíptico. Curtinho e informativo. Leitura fácil e prazerosa pra quem quer se informar sobre o outro lado da discussão do aquecimento global.

Escrito em 1993, esse livro é profético na descrição dos objetivos do movimento ambientalista. Controle (da sua vida). Dinheiro (do seu bolso). Poder (sem seu voto). A descrição na orelha fala que o livro "têm todos os elementos para uma ficção científica, mas não é ficção". Gostaria de tê-lo conhecido muito mais cedo.

Um dos poucos livros que trata de meio ambiente em que a conclusão do autor é que nossa vida está ficando melhor, e não pior. Publicado em 1996. Será que seria publicado hoje em dia?

Ever Wonder Why? And Other Controversial Essays
Apesar dos ensaios tratarem mais sobre economia e política, Thomas Sowell trata também do ambientalismo, em especial os preservacionistas e os efeitos (danosos) que eles causam nos preços de terras e na produtividade agrícola.

Em resumo, por menos de 100 dólares dá pra se informar (e muito) sobre o que se discute lá fora. O que choca muito lendo esses livros é quanto nossa discussão sobre meio ambiente no Brasil é atrasada e dominada pelo ambientalismo bocó. E sim, na minha opinião, há uma relação entre um e outro.

Se algum leitor tiver dicas de outros bons livros, compartilhe conosco. 

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário