sábado, 7 de janeiro de 2012

Dique rompe no RJ, chove dinheiro em Pernambuco

Muitas de vocês já devem ter visto as notícias sobre o rompimento do dique no município de Campos/RJ. Ok, tragédias acontecem e nós não controlamos as chuvas (apesar do que o pessoal do apocalipse climático diga). Então, isso significa que nada pode ser feito? Mentira. Há um ponto que quero apresentar aos leitores que muitos podem não saber. 
Segundo o Contas Abertas, sabem quanto dinheiro foi aplicado nos últimos anos (2004-2011) com o programa “Prevenção e preparação a desastres”? 695 milhões de reais. Parece muito? Não é. Sabe quanto foi o gasto autorizado autorizado para gastos com esse mesmo programa? 2,8 bilhões. Isso quer dizer que somente um quarto do dinheiro autorizado foi gasto. Em suma: incompetência da brava. 
Face todas os desastres que aconteceram no RJ nos últimos anos, imagina-se que grande parte desse bolo gigante seria destinado ao Rio de Janeiro, certo? Errado. 90% da verba do ano passado foi para Pernambuco, estado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O RJ encontra-se em 10º lugar no ranking da distribuição das verbas pelos estados (nesse link). 
Não sei quanto tempo falta para a tão propalada reforma ministerial desse governo, mas uma coisa é certa: Bezerra tem que sair.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário