sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Notícias Cubanas: Fidel fala bobagem e Yoani Sánchez segue o exemplo

Vejam a não-notícia que saiu no G1:
O líder cubano Fidel Castro afirmou que o mundo segue para um "inexorável" abismo, já que para ele "graves problemas" como a mudança climática ou o perigo de uma guerra nuclear estão longe de encontrar solução, segundo um artigo publicado na internet.
"Muitos perigos nos ameaçam, mas dois deles, a guerra nuclear e a mudança climática, são decisivos e ambos estão cada vez mais longe de aproximar-se de uma solução", afirma Castro no artigo "A marcha para o abismo", o primeiro do ano, publicado no portal Cubadebate.
Fidel falar bobagens, bem como fazê-las, não é nenhuma novidade. Mas gostei de vê-lo falando sobre mudanças climáticas. Fidel é o Sul da minha bússula moral. Se ele aponta para um lado, eu sei que o certo é o outro. Nesse caso de mudanças climáticas (leia-se: aquecimento global), estou com o Václav Klaus. Que coincidentemente é liberal.

Yoani Sanchéz
Essa vem do site da Veja:
A blogueira Yoani Sánchez, dissidente cubana que ficou conhecida no mundo inteiro por suas críticas ao regime comunista fundado em 1959 pelo ex-ditador Fidel Castro, fez um apelo à presidente Dilma Housseff [sic] para ajudá-la a deixar a ilha. Sem obter autorização do governo comunista para viajar ao exterior desde 2004, Sanchéz postou no YouTube um vídeo no qual pede a Dilma para intervir junto às autoridades cubanas.
"Por favor, interceda por mim. Já fiz tudo o que está a meu alcance. O muro do controle, o muro da censura, o muro que me impede de viajar livremente e retornar à minha ilha parece não se mover. Ajude-me, por favor”, pede a blogueira à presidente Dilma.
Não vou entrar no mérito da questão levantada por Graça Salgueiro que Yoani não é dissidente. Também me parece estranho essa dissidência tão aberta, tão livre, em um regime tão fechado. O que achei muito engraçado na notícia (e vi o vídeo no Youtube também) é que ela pede ajuda logo a quem? Dilma Rousseff e Eduardo Suplicy! É como rezar o pai-nosso para Alá.
Agora digam o seguinte: se uma "dissidente" faz um apelo desses ao mesmo governo que mandou os pugilistas cubanos de volta para a prisão de Fidel, o que se espera que aconteça? Essa mulher é louca, burra ou farsante?
Acho que em breve alguém provará que Graça Salgueiro está certa.

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário