sexta-feira, 16 de março de 2012

O milagre da multiplicação de atingidos

Em 2009 escrevi um artigo que questionava os números de atingidos por barragens divulgados pelo MAB. Na época, as estimativas deles já estavam em 1 milhão de atingidos. Achei aquele número muito alto, e tinha uma grande dúvida: de onde saíu aquele número? Perdi aquele arquivo, então fui atrás de tudo novamente hoje.
O que encontrei foi um crescimento gigante do número de atingidos. Se em 2009 eles estimavam o número de atingidos em "mais de um milhão" (link aqui), agora em 2012 o número de atingidos já foi para 1,5 milhão de atingidos. É espantoso!
Eu proponho um desafio ao MAB: apresente a fonte de seus números. De onde eles vieram com essa maluquice de 1,5 milhão de atingidos? Nem me dignei a pesquisar nas bases de dados do IBGE, mas imagino que o crescimento de atingidos por barragens é muito maior que o crescimento da população do país como um todo. Tenho algumas hipóteses para explicar esse fenômeno:
  • A condição de "atingido por barragem" é hereditária, e eles se reproduzem como coelhos;
  • Foram feitas muito mais barragens que noticiado pela imprensa, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, e se você não viu é porque você é um pelego a serviço do grande vilão, o capital;
  •  "Atingido por barragem" é qualquer um que passou por uma ponte sobre um reservatório;
  • O MAB mente.
Cá entre nós, ou o MAB mente ou ele inventou novos métodos estatísticos que infelizmente escolheu não compartilhar com o resto da população. 50% de crescimento! Quem dera eles compartilhassem essa fórmula com meu gerente do banco.
Já pensei em outra hipótese para complementar aquelas acima: "atingido por barragem" é qualquer um que viu uma foto de barragem. Deve ser isso.

Se você está lendo isso, você viu a foto de uma barragem.
Agora que você chegou até aqui no texto e já viu a foto acima, decida: ou ver a foto de uma hidrelétrica o qualifica como "atingido por barragem" ou os números do MAB são mentirosos. Qual parece a hipótese mais provável?

Nenhum comentário:

Facebook Blogger Plugin: Bloggerized by AllBlogTools.com Enhanced by MyBloggerTricks.com

Postar um comentário